stress.



?O Que É Stress



Chamamos stress ao conjunto de alterações fisiológicas que vivenciamos, como consequência de sermos submetidos, de forma prolongada, a situações que percebemos e valorizamos como ameaçadoras, reais ou não, e diante das quais nos sentimos sobrecarregados porque não temos, ou acreditamos que não temos, recursos para superá-los.





Podemos considerar que estamos a passar por uma situação de stress, quando os estados de alteração fisiológica mencionados acima são percebidos como uma ameaça, estão fora do nosso controlo e/ou se prolongam ao longo do tempo, sem podermos ou sabermos como os remediar ou pôr fim.


Alguns dos sintomas mais comuns associados ao stress são: Taquicardia ou palpitações, sensação de peso no estômago, tensão ou rigidez muscular, suores, dor ou pressão no peito, falta de ar e incapaz de respirar, náuseas, sensação de tontura, desejo intenso e frequente de urinar ou defecar, ou de controlar o esfíncter, dormência, formigamento nos braços e pernas, etc.



?Quais São Os Principais Sintomas De Stress



• Quando os sintomas mencionados são vividos com angústia e são dificilmente suportáveis, tornam-se pouco compatíveis com uma vida equilibrada e de qualidade.


• Uma vez descartado qualquer problema médico-orgânico que poderia ser a causa dos sintomas acima referidos.


• Após ter tentado lidar com os estados de alteração por algum tempo e concluir-se que não se pode ou consegue controlá-los.


• Quando se está em posição de se envolver e trabalhar ativamente para superar o problema.