Psicologia ou Psiquiatria?





14.3.15



Existe genericamente uma confusão no que concerne aos conceitos e, por vezes, a psicologia clínica é confundida com a psiquiatria. Pese embora ambas as especialidades tenham objetivos semelhantes e por vezes, se complementem, elas não são a mesma coisa.


A principal diferença entre Psiquiatria e Psicologia pode ser explicada a partir de uma dupla perspetiva. Por um lado, a natureza da formação básica de psicólogos, a psicologia, concentra-se no estudo heterogêneo (único) da pessoa, seus processos e seu comportamento. A psiquiatria, por outro lado, baseia-se no corpo físico, na medicina.Assim, a Psiquiatria atua ante a existência de uma patologia médica, enquanto o psicólogo contempla uma ideia mais completa da saúde mental e seu significado para a pessoa.


De qualquer forma, as duas especialidades trabalham juntas de acordo com as necessidades de cada indivíduo.





Podemos assim concluir que a Psicologia Clínica é o ramo da ciência psicológica que lida com a investigação de todos os fatores - avaliação, diagnóstico, tratamento e prevenção - que afetam a saúde mental e o comportamento da pessoa, em situações que podem gerar desconforto e sofrimento ou limitar as possibilidades de crescimento e desenvolvimento pessoal.


No DS Consultório de Psicologia, estamos comprometidos com uma abordagem personalizada baseada no paradigma Cognitivo Comportamental, Psicodinâmico e Mindfulness.